O que é comunicação ?
Prof: Ivana Gouveia / Aluna: Gabriela Costa
O que é comunicação?
Nossa primeira indagação refere-se ao seu objeto: afinal, teoria sobre o que? O que quer dizer “comunicação”? Um determinado domínio do saber.
Qual é o objeto da comunicação?
Um objeto disponível aos nossos sentidos, materializado em objetos de práticas que podemos ver, ouvir e tocar. A comunicação tem uma existência sensível; é do domínio do real, trata-se de um fato concreto do nosso cotidiano, dotada de uma presença quase exaustiva na sociedade contemporânea. Se estendermos mais os exemplos (e também nosso critério de pertinência), vamos incluir nossas conversas cotidianas, as trocas simbólicas de toda ordem que povoam nosso dia-a-dia. Os objetos (ao contrário do que nos diz a intuição imediata) não se encontram aí, prontos e recortados (ou religados) por nosso olhar e nossa compreensão, por nossa maneira de ver. O objeto da comunicação são os meios de comunicação de massa, e dentre eles a televisão, por exemplo, ao que, exatamente, estamos nos referindo? Ao aparelho e todo o desenvolvimento tecnológico. Na França, o termo comunicação remonta o séc XIV, inventado por Nicole Oresme, filósofo e físico, conselheiro do Rei Carlos V que fundou a 1° biblioteca real.
Quando se pergunta pelo objeto da comunicação, não nos referimos a objetos disponíveis no mundo, mas aqueles que a comunicação, enquanto conceito, constrói, aponta, deixa ver. De tal maneira que é possível perceber, no ato do conhecimento, a tensão entre o objeto empírico (do mundo) e o modelo de apreensão; o cruzamento de duas dinâmicas opostas. Naturalmente não existe uma única form e um só caminho para o conhecimento, a esta última forma de conhecimento chamamos de conhecimento científico.
Dito de outra maneira, poderíamos indicar um duplo movimento na relação entre a ciência e a prática (entre a ciência e o campo do fazer, a realidade sensível). Harold Lasswell era cientista