O que é ciência RESENHA RAQUEL
Carlos Lungarzo
Resenha:
Carlos Alberto Lungarzo nasceu em Buenos Aires, na Argentina. É professor aposentado da Unicamp, escritor e membro da Anistia Internacional dos EUA.
No princípio de sua obra, o autor abrange os diferentes “significados” das palavras ciência e conhecimento científico, exemplificando e separando as diversas áreas desse saber. Podemos constatar a diferença entre senso comum e conhecimento científico, que, na concepção de Carlos são conceitos distintos. Enquanto o senso comum trata-se de todo o saber que qualquer homem, mesmo que sem algum tipo de conhecimento específico, pode ter e são adquiridos ao longo da vida cotidiana, o conhecimento científico diz respeito a todo entendimento que o homem assimila segundo pesquisas, testes e uma série de comprovações. Podemos constatar diferenças notáveis nesses dois tipos de conhecimento: Enquanto o conhecimento científico é crítico, procura se espelhar em justificações que sejam claras, verdadeiras, possui sistemas para se organizar de maneira ordenada, baseia-se em princípios e possui métodos, o senso comum se restringe apenas a dados e explicações nem sempre profundas.
Mais adiante, podemos perceber a diferença clara e objetiva que Lungarzo nos traz sobre os tipos de ciência, dividindo-as em ciências naturais e humanas em um primeiro momento. Enquanto as ciências naturais focam nos elementos da natureza, as ciências humanas possuem como objeto de estudo fenômenos referentes ao homem. Apesar de haver essa “separação” das duas áreas, pode-se ter necessidade de que uma ciência se aplique à outra para se chegar a um resultado mais concreto, que, é o caso da História e da Economia, como faz referência o autor ao longo desse livro. Os dois tipos de ciência se referem a objetos reais, sejam da natureza, do homem... e esse é um ponto semelhante entre elas.
Mas e a Matemática? Lungarzo nos questiona ao longo de seu livro se ela é ou não considerada como ciência, visto que essa área