ESTUDO DA SOLUBILIDADE
Palavra chave: água, etanol, hexano, óleo, cloreto de sódio e gasolina.
A apresentação deste artigo referente a pratica cinco visa ampliar o conhecimento acerca do assunto referente estudo da solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina.
Introdução
Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química.
Polaridade das Moléculas. Numa ligação Intermolecular pode-se avaliar a polaridade ou a falta dela na ligação.
Quando dizemos que uma ligação é Polar, é porque a soma dos vetores de polarização do composto formado é diferente de zero, exemplificando, um dos dois átomos apresentara uma nuvem eletrônica (na ligação) maior que o outro devido a concentração de cargas em um dos polos devido a diferença de Eletronegatividade. Pode-se dizer também, que toda ligação iônica é uma ligação Polar.
Nos compostos Apolares a soma dos vetores de polarização é igual à zero. Nesses compostos, as nuvens eletrônicas ficam em tamanhos -aproximadamente- iguais, devido a semelhança de Eletronegatividade dos elementos.
Solubilidade. “Semelhante dissolve semelhante” é a forma mais simples de explicar este quesito, pois a classificação entre Polar e Apolar influi no resultado da mistura a ser observada.
Muitos grupos funcionais juntos num composto apresentam um alto grau de polaridade, por este motivo não podem ser diluídos, por exemplo, em éter etílico, que apresenta baixo grau de polaridade.
Os compostos a quem pertencem os mais baixos níveis de polaridade são também os menos reativos, como os hidrocarbonetos parafínicos, com núcleos aromáticos e halogenados.
Experimento
Parte I – Ensaio sobre solubilidade dos compostos
Na aula prática em laboratório, do dia 24 de abril de 2015, foi feita uma orientação através do roteiro de acompanhamento.
Começando a parte experimental, foi numerado doze tubos de ensaio para poder fazer o teste da miscibilidade. Nos