Venha ver o Pôr-do-Sol
RESENHA
VENHA VER O PÔR-DO-SOL
THAIS SCHOENWETTER
29/10/2013
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1° SEMESTRE
THAIS SCHOENWETTER DANDÃO
VENHA VER O
PÔR-DO-SOL
Resenha da Obra de Lygia Fagundes Telles
Venha Ver o Pôr-do-Sol é um conto da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, é considerado um dos mais famosos da renomada autora.É também o título de um dos livros de contos da autora.
O conto está inserido no livro do Baile Verde, publicado em 1970, pela extinta Bloch, do Rio de Janeiro, e aborda a história de Raquel e seu encontro em um cimitério abandonado com seu ex – namorado Ricardo, o qual ela abandonou.
Trata-se de um cemitério abandonado, situado em uma rua com casas esparsas e muitos terrenos baldios, onde nem os carros chegam. O enredo consiste em um último encontro entre duas pessoas que já formaram um casal, no passado. O rapaz, ao ver a ex-namorada, sorri entre malicioso e ingênuo.
A proposta do encontro foi feita pelo rapaz – na verdade, ele implorou pelo encontro durante dias seguidos. A moça está envolvida em um relacionamento com um homem riquíssimo e ciumento. Ricardo propôs à ex-namorada ver o pôr do sol mais lindo do mundo, no cemitério abandonado.
Isso deixa Raquel perplexa,. Afinal, é no mínimo estranha a proposta do rapaz. Entretanto, ele justifica que escolheu esse passeio porque é de graça e muito decente e até mesmo romântico e, além disso, como os dois não podem ser vistos juntos, por causa do namorado de Raquel.
Outro argumento usado para desculpar a escolha do programa é que por tratar-se de lugar tão discreto, ali Raquel não correria nenhum risco.
Depois de algum tempo Raquel fica impaciente e quer ir embora. Então, Ricardo passa a fazer confidências a respeito de um amor da infância, uma prima que morreu aos quinze anos de idade e que tinha os olhos parecidos com os de Raquel. Chegam, então,