O que é capitalismo financeiro
Capitalismo financeiro, também chamado de capitalismo monopolista foi aquele que aconteceu entre o final do século XIX até a crise de 1929, e é diretamente ligado com o forte crescimento econômico que se registrava neste período da Revolução Industrial. O Capitalismo Financeiro corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
O capitalismo financeiro foi o resultado da revolução de transportes, que originou profundas alterações na vida econômica, como inovações tecnológicas, alargamento dos mercados, entre outros e exigiu muitos investimentos que só estavam ao alcance de grandes empresas.
Uma das conseqüências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista foi o processo de concentração e centralização de capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente, como indústrias, bancos, corretoras de valores, casas comerciais, e etc. Esse período ficou marcado pela prática do monopólio, que é quando uma única empresa domina todo o mercado, além dos oligopólios, que correspondem à união de algumas empresas retendo nas mãos o controle dos preços e de matéria-prima, impedindo assim o desenvolvimento de outras empresas.
Juntamente com o capitalismo financeiro, surgiu o capitalismo industrial, que é quando as empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. Outro tipo foi o capitalismo informacional, que tem a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista.
Esse período é marcado pelo início da prática monopolista que se caracteriza pelo amplo domínio de uma determinada empresa no mercado, isso quer dizer que não havia concorrência. Além disso, surgiu a prática de oligopólios que corresponde à junção de um pequeno número de empresas que se unem com o propósito de regular matérias-primas e preços para que outras