O que é arte?
A partir do discurso, do local, das atitudes de admiração, dentre outros, a Arte instala-se no mundo.
Uma hierarquia, que classifica os melhores dentre os autores de uma forma de expressão artística. A partir de certos critérios, explícitos ou não, tomando duas obras consideradas artísticas, o crítico pode afirmar que uma obra se sobrepõe a outra.
Nesta hierarquia, criada a partir da classificação feita pela crítica, a posição máxima de uma obra de Arte pertence a uma categoria que nossa cultura designa como “obra prima”. Uma noçãoantiga mas que evolui com o tempo. O que entendemos hoje como as mais importantes obras de umautor, no passado era a coroação do aprendizado de um ofício, que dava prova da competência deum autor. Não era a obra necessariamente criativa, e geralmente tratava-se de um produto utilitário, produto de um trabalho de artesão. Estes ofícios eram, a partir do século XIV, executados emateliês, que constituíam um sistema não apenas de produção e distribuição de objetos, mas tambémde ensino.Neste Ateliê, os aprendizes estudavam com um mestre, que era, geralmente, proprietárioda matéria-prima e dos instrumentos de fabricação. Estes aprendizes se aperfeiçoavam desdecrianças nas técnicas do ofício.
Os ateliês se organizavam em corporações que defendiam os interesses dos artesões e criavamregras rigorosas que, por exemplo, o proprietário de um ateliê fosse obrigatoriamente um mestre. E que, um aprendiz para se tornar mestre deveria apresentar em concurso, diante outros mestres dacorporação, uma obra de sua autoria, que pudesse ser tida como perfeita, demostrando o domíniototal das técnicas do ofício, a sua obra-prima.Dentre a muitas diferenças entre a concepção originalde obra-prima e a que temos, pode-se ressaltar uma: no passado, a obra-prima era julgada a partir decritérios precisos de fabricação, por artesãos que tinham total domínio das técnicas. Hoje, o julgamento é proferido por profissionais do discurso, que utilizam