O Que é Arte
Você já pensou que, muitas vezes, uma única palavra quer dizer várias coisas, têm muitos significados? Tudo depende do contexto, ou seja, da situação, e às vezes até do tom em que se fala. A palavra "fera", por exemplo. Se abrir o dicionário, você vai ver que fera é um animal selvagem, violento, que vive afastado do homem e da civilização (ou preso no zoológico). Tudo isso é verdade, claro. Mas de repente você escuta alguém contar um caso: "Pois é, o Antenor virou uma fera quando bateram no carro dele". Isso não quer dizer que o tal Antenor se transformou num animal selvagem, violento, e tudo o mais. E você logo entende que nessa situação, ou nesse contexto, "fera" quer dizer "furioso", ou "muito bravo" - algo assim. Quando Ayrton Senna ganhou a Fórmula l (e isso aconteceu três vezes), todo mundo falou que ele era uma "fera". Um bicho selvagem? Não! Um ás do volante, um grande campeão, um constante vencedor.
Por exemplo. Você precisa fazer uma pesquisa sobre o doutor Albert Sabin, aquele cientista que descobriu a vacina contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. E encontra numa enciclopédia a seguinte frase: "Sabin foi um dos grandes nomes que contribuíram para enobrecer ainda mais a arte da medicina".
Epa! O que "arte" quer dizer nesse contexto? Mais ou menos isto: o conjunto de conhecimentos e técnicas que envolvem a prática da medicina (da medicina porque esse é nosso exemplo, mas na verdade o mesmo significado se estende a outros setores da atividade humana).
E isso também tem a ver com arte? Tem. Porque a arte que estamos tentando definir exige conhecimentos e técnicas. O artista precisa dominar as técnicas de sua arte e conhecer o trabalho de colegas que o precederam ou que são seus contemporâneos.
Mas só esse tipo de conhecimento não basta. A artista precisa também e principalmente ter alguma coisa para dizer, alguma coisa que é fruto de suas experiências de vida e de sua observação das experiências dos outros. Em