O que é Arte?
”Capacidade ou atividade humana de criação plástica ou musical.”, essa é a definição encontrada em um dicionário simples escolar, mas seria o bastante para responder O que é Arte? Com certeza não, pois o conceito de Arte vai muito além da definição básica com a qual estamos acostumados, definição esta, que nos faz pensar em Arte, como sendo apenas restrita as grandes obras, onde os fazedores da arte, seriam apenas os mais famosos pintores do qual temos conhecimento. Porém a Arte propriamente dita pode ser encontrada em qualquer lugar e ser apresentada das mais diversas formas, sejam essas como pinturas, esculturas, desenhos ou fotos. A arte é uma forma de manifestação cultural exclusivamente da raça humana, usada para expressar sentimentos, ideias, vontades e crenças, de quem a esta praticando e sendo assim, deve ser isenta de padrões e regras para ser executada.
Porém E. H. Gombrich em seu livro “A história da Arte”, nos deixa claro que, muitas das vezes, a arte é constantemente relacionada apenas ao que é belo , pois temos o costume de associar certas expressões de arte com histórias ou lembranças vividas no nosso dia-a-dia. Ele nos apresentar em seu livro, alguns quadros semelhantes em ideia, mas bem diferentes na sua forma de apresentação, quadros esses que à priori, seriam olhados com repulsa, pois não se enquadram nos “padrões” do que se consideraria bonito, mas, como a arte é bem mais que traços perfeitos, esses quadros podem sim, serem considerados como grandes obras de Arte. Bem mais que a pintura em sim, também se deve analisar todo o trabalho e cuidado do artista em pintar sua obra o mais próximo possível da realidade, mesmo esta não sendo a idealizada, ou, a que nós gostaríamos de ver.
Para demonstrar que arte é todo tipo de representação que faça algum tipo de sentido ao artista, sem necessariamente cumprir padrões, Gombrich faz a seguinte indagação sobre, qual seria a diferença, entre um pintor reconhecido e