pedagogia - sobrevivencias
O primeiro capítulo intitulado de “ O início da docência e o espetáculo da vida na escola: abrem-se as cortinas...”, escrito por André Luiz Sena Mariano compara as dificuldades encontradas pelo professor no início da sua atividade docente com uma peça teatral. Ele apresenta essas dificuldades em três atos: o primeiro ato – O choque com a realidade, o segundo ato – A sobrevivência e o terceiro ato – A descoberta. Acrescenta ainda que mesmo depois de todas essas etapas enfrentadas as dificuldades continuam e temos que passar por elas diariamente, isso faz com que estejamos sempre procurando melhorar as nossas atitudes em sala a cada dia que passa, as situações enfrentadas e a maneira como lidarmos com ela ajudam a formar nossa identidade profissional.
O segundo capítulo apresenta a história de uma professora que já no Doutorado conhece uma realidade que ela não conhecia antes. Este capítulo tem o título de “ Eu não sabia o que agora eu sei...tornando públicas as minhas histórias secretas.” de Hilda Maria Monteiro. Ela apresenta dificuldades que ela própria enfrentou em sala enquanto fazia seu Doutorado. Os fracassos em alfabetizar seus alunos foi sua dificuldade, logo depois descobriu que era a autora coloca as táticas que usava para tentar controlar a turma mas todas foram falhas e esses fracassos fez com que no próximo ano ela estivesse mais segura das atitudes que tomara. No terceiro ano em que estava em sala de aula apresenta uma grande conquista dela através de uma atividade desenvolvida em sala de aula com seus alunos. A experiência desses três anos fizeram com ela tivesse uma visão diferente da escola e uma melhora significativa em sua prática.
O capítulo intitulado “ O início da docência: compromisso e afeto, saberes e aprendizagens”, fala sobre a trajetória de uma professora que em seu mestrado analisou sua própria prática, ela pode apreender que o que ela era como professora, foi influência