O que é adolescência
Síntese dos textos: “O que é adolescência” de Daniel Becker e
“Motivos e razões que levam o adolescente ao hospital: o atendimento psicológico” de Terezinha Calil Padis Campos
O adolescente nada mais é do que um ser em desenvolvimento, em período de adaptação e encontro de identidade. Sendo assim, natural que entre em conflito. Deixa de ocupar o lugar “infantil” que possui uma atitude de simples espectador, para ocupar o lugar do “adulto”, que possui uma atitude ativa, questionadora. E é justamente esse momento de autocrítica e busca do conhecimento interno que proporcionará ao jovem o desenvolvimento da sua própria personalidade, assim como, o aperfeiçoamento da sociedade em que ele vive.
“O salto é em direção a si mesmo, como ser individual. É um intenso e grande desprendimento [...] do núcleo familiar. Um processo longo e delicado, cuja meta é a definição de uma identidade de pessoa.” (CAMPOS, p.174)
“Se a lagarta pensa e sente, também o seu pensamento e o seu sentimento se transformarão. [...] Ela vai ter outro corpo, outro astral, outro tipo de relação com o mundo.” (BECKER p.14)
Mudanças físicas estão no topo dessa fase. Puberdade indica o período em que o indivíduo se torna apto à procriação e acontece de maneira diferente de acordo com os sexos.
A menina conta com o desenvolvimento dos seios e dos quadris, nascimento de pelos pubianos, vem a menarca e a relação com a menstruação, entre outros. E nos meninos, crescem os testículos, crescem pelos, o tamanho do pênis aumenta, se inicia a produção de espermatozoides, a ejaculação noturna e a ereção, além da voz engrossar e surgir a barba. Não se esquecendo, é claro, dos terríveis cravos e espinhas. É uma fase em que o indivíduo está muito sensível à sua imagem corporal, não se reconhece nela e quer se enquadrar ao padrão de normalidade o mais rápido