o que e um pedadagogo
1INTRODUÇÃO.....................................................................................................6
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................8
3 CONCLUSÃO.....................................................................................................10
4 REFERÊNCIA.....................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
O artigo tem por objetivo desenvolver um conceito ampliado de pedagogia a partir da constatação da mudança paradigmática em torno do significado da docência. Parte-se do princípio de que, enquanto teoria da educação, a pedagogia tem uma importância incontestável na orientação da prática educativa. Considera-se também que sua constituição teórica apresenta-se marcada por elevados níveis de complexidade e precariedade, quando compreendida como ciência da prática e para a prática. Assim o que se propõe é identificar a pedagogia como campo do conhecimento sobre e na educação:
Campo de conhecimento porque não se trata apenas de teorias científicas, na medida em que envolve outras formas e outros tipos de conhecimento. A pedagogia, além de constituir-se por uma abordagem transdisciplinar do real educativo, ao articular as teorias das diferentes ciências que lhe dão sustentação direta (psicologia, sociologia, história) ou indireta (biologia, antropologia, neurologia...), constitui-se, ao mesmo tempo, por uma abordagem “pluricognoscível” ao ser expressão das diferentes formas e dos diferentes tipos de conhecimento: do senso comum, da estética, da ética e da política, da empiria, da etnociência.
Sobre a educação por teorizar e sistematizar as práticas educativas produzidas historicamente na articulação dos diferentes saberes já descritos.
E, “Na educação”, ao materializar-se nas práticas