O Que E Tenentismo
Rio de Janeiro, 1922. Soldados do Forte de Copacabana iniciam uma rebelião. Depois de bombardeado por mar e por terra, um pequeno grupo de homens sai do forte e enfrenta as tropas do governo. Sobrevivem dois: Eduardo Gomes e Siqueira Campos. Este levante é o primeiro do movimento que fica conhecido como Tenentismo.
Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil vive um regime político dominado pelos grandes proprietários de terra de São Paulo e Minas Gerais. Com a industrialização e o crescimento das cidades, novos grupos sociais emergem.
Setores do operariado, da classe média, da burguesia industrial e de oligarquias não representados no governo, disputam um espaço no poder político.
No começo dos anos 20, cai o preço internacional do café. O governo arca com os prejuízos e compra os estoques dos cafeicultores.
A eleição de Artur Bernardes para a Presidência da República, em 1922, gera protestos entre os jovens oficiais das Forças Armadas, especialmente os tenentes. Bernardes é o candidato do governo. Sua eleição significa a continuidade dos mesmos grupos no poder.
A oposição dos tenentes leva o governo a fechar o Clube Militar do Rio de Janeiro. Esta ação é o estopim que provoca o levante do Forte de Copacabana
1924 - É em São Paulo que ocorre a mais violenta revolta tenentista dos anos 20. Os rebeldes ocupam a cidade durante quase um mês. Querem o fim do poder das oligarquias.
Reivindicam a moralização do governo, voto secreto e independência do poder legislativo, além da obrigatoriedade da educação primária e profissional. Parte da população adere à revolução. Lojas são saqueadas e depredadas.
As forças federais atacam os revoltosos e bombardeiam São Paulo. Morrem mais de 500 pessoas e quase 5 mil ficam feridas. Os rebeldes batem em retirada e se refugiam no interior do Paraná.
Neste tempo, pipocam levantes tenentistas pelo Brasil. Amazonas, Pará, Sergipe, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Todos acabam vencidos pelas forças governistas.
No