o que e sociologia
Introdução
Sociologia é uma ciência que estuda e investiga a vida social: Em 1968, os coronéis gregos acusavam a sociologia de ser disfarce do marxismo e da teoria da revolução. A sociologia na verdade desde o seu inicio, tem um forte desejo de interferir no rumo da civilização.
Capitulo I
O surgimento
O século XVIII, foi um marco importante para o surgimento da sociologia, pode-se entender sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno surgindo posteriormente as ciências naturais e de diversas ciências sociais. Isso acontece em momento especifico da historia, exatamente quando havia a quebra da sociedade feudal e se consolidava a civilização capitalista. A palavra sociologia, apareceu um século depois, por volta de 1830, porem são esses acontecimentos, desencadeados pelas revoluções, que a tornam possível. É neste processo de mudança, vindo junto com as revoluções, que apareceram os primeiros traços da sociologia. Houve a implantação da carga de trabalho, mudanças do campo para a cidade, a superpopulação das cidades, que com isso trazia mais doenças, manifestações de trabalhadores, a situação de miséria que atingia o campo... Foi nessa trajetória que iam se produzindo os jornais, procedendo a critica a sociedade capitalista ia caminhando para o socialismo como alternativo.
A importância destes acontecimentos para a sociologia, é que essas transformações colocavam a sociedade em analise. É a formação de uma estrutura social especifica, que impulsiona uma reflexão sobre a sociedade. O surgimento da sociologia deve-se ao abalo causado pela revolução industrial, mas também pelas modificações nas formas de pensamento. A jovem ciência assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a importância da família, hierarquia social, e destacando a importância teórica para o estudo da sociedade.
Capitulo II
A formação
No final do século passado, Henri Poicaré (matemático) referiu-se a sociologia