o que e serviço social
.
RESUMO DO LIVRO
O que é Serviço Social
Suzana Ferreira Lima
Donizete Moraes dos Santos
Debora Araújo de Lima
MANAUS
2014
Suzana Ferreira Lima
Donizete Moraes dos Santos
Debora Araújo de Lima
RESUMO CRÍTICO DO LIVRO
O QUE É SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplina Práticas em Serviço Social I, ministrada pela Profa Msc.Francileide Moreira Lima Bindá.
Manaus
2014
1. RESUMO
1.1 Das Damas de Caridade a Mary Richmond e a Infância do Serviço Social.
Com a consolidação do capitalismo e a divisão de poder para controlar a massa de pessoas que migravam para as cidades, estabeleceu-se que o Estado iria impor a paz usando de violência e as igrejas cuidariam das questões sociais, ou seja, da caridade. Assim a burguesia, mas precisamente as “damas de caridade” praticariam o bem e resolveriam os problemas sociais através da reforma dos costumes de cada um. Para tanto, as “damas de caridade” acreditavam que situação dos pobres era causada por eles mesmos e que apenas uns bons conselhos e uma ajuda inicial seriam o suficiente para melhorar sua vida.
O fato e que a caridade não era praticada de modo adequado naquela época. “Toda assistência social nesta época é feita de forma não sistemática, sem qualquer teorização a respeito além de vagas justificativas religiosas e ideológicas.” (p.11)
Somente depois o século XIX é que começaram a aparecer as técnicas e de organizações. O primeiro passo foi dado pelas paróquias e depois por pequenos bairros até conquistar um espaço na cidade inteira. A partir dai, as “damas de caridade” passaram a conhecer as verdadeiras necessidades de cada um, estudando cada necessidade. Mas foi em 1869 que se deu o primeiro grande passo, pois fundou-se a Sociedade de Organização da Caridade em Londres.
Mas com o capitalismo se