O que e por que avaliar?
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA IV MÓDULO – NOITE
CAMPUS BARRO PRETO
O QUÊ E POR QUE AVALIAR?
ALUN(O)A:
Amanda Coelho Campos
PROFESSOR(A):
Iracema Campos Cusati
O QUÊ E POR QUE AVALIAR?
Atualmente temos percebido uma maior preocupação do poder publico em relação à avaliação do sistema de ensino e das escolas brasileiras. Alguns órgãos do governo são responsáveis para avaliar o aproveitamento escolar tendo em vista a escola, como exemplo, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são responsáveis pela identificação dos fatores associados ao desempenho escolar e à eficiência do sistema educacional. Documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) determina que a avaliação seja contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período escolar.
Considerando que é a avaliação é uma recente preocupação tanto para o Sistema quanto para as escolas, é uma pratica escolar tão antiga quanto o próprio ensino. E é uma importante e complexa etapa do processo de ensino/aprendizagem, pois permite o docente avaliar o aluno na aprendizagem do conteúdo, além de permitir ao aluno analisar seu desempenho ao longo do seu período de estudo. A avaliação consiste em determinar em que medida os objetivos previstos estão sendo realmente alcançados, tanto pelo docente quanto pelo educando. Os professores utilizam as avaliações como instrumento de ajuda ao desenvolvimento do aluno, pois a avaliação é um método que pode identificar as dificuldades do aluno, permitindo ao professor analisar se a metodologia de ensino aplicada está surtindo efeito na aprendizagem.
Durante muito tempo a avaliação foi mal empregada, pois antes a ênfase era em ensinar e atualmente a ênfase esta no aprender, o professor deixa de ser aquele que passa as