O que e etnocentrismo
"A maior parte dos alunos fracassa na escola. Eles fracassam por que desenvolvem apenas uma parcela muito limitada de sua tremenda capacidade para aprender, compreender e criar, - capacidade com que nasceram e de que fizeram pleno uso nos seus dois ou três primeiros anos de vida." Alencar (Apud Holt, 1968). Ao longo dos anos pesquisadores como Paulo freire, Vygotsky, Rego, Fialho, Piaget e outros têm discutido a inadequação do modelo educacional tradicional e a necessidade urgente que a escola tem de transformar-se.
Fialho (Apud Silva, 1998), refere que o fenômeno da cognição pode ser explicado como sendo uma interação entre a função biológica, que ocorre no meio interno do sistema vivo, com o processo pedagógico que é o resultado da interação da história deste sistema com o seu ambiente externo. Os pressupostos e raciocínios utilizados pelo observador dos fenômenos formam a episteme da observação. Ainda segundo Fialho (2001) a função biológica atua como determinante das linhas de aprendizagem, enquanto que o processo pedagógico é sustentado nos três fundamentos do construtivismo: o histórico, o afetivo e o estético. Para este autor a articulação entre o biológico e o cultural faz com que surja uma forma de ver, de pensar e explicar o mundo.
No sentido restrito da palavra cognição vem do latim Cognitione e significa a aquisição de um conhecimento. (Ferreira, 1986). Numa ampliação o termo adquire o sentido do processo mental pelo qual o conhecimento é adquirido. Para que este fenômeno aconteça é necessário que ocorra uma compreensão do objeto a ser adquirido, acompanhada da percepção, do raciocínio, do julgamento, da intuição e da memória (Thomas, 2000). Assim se ocorre uma interação entre o fenômeno da cognição e o processo pedagógico pode ser que o ideal do educador seja alcançado...". Se é possível fazer um deserto florescer, então