O Que A Forma De Uma Cidade E Como Que Se Constr I Essa Forma
ARQUITETURA E URBANISMO
RAYSSA FERREIRA
URBANISMO - 6°PERÍODO
“O que é a forma de uma cidade e como é que se constrói essa forma?”
Há três ramos da teoria que se esforçam por explicar a cidade como fenômeno espacial: teoria do planejamento, teoria funcional e teoria normativa; esses devem se apoiar mutuamente em muitos pontos.
Todas as teorias funcionais contem juízo de valor, uma teoria evoluída das cidades deverá ser simultaneamente normativa e explicativa.
Cidade vista como uma história, um padrão de relações entre grupos humanos, conjunto de decisões interligadas ou uma arena de conflitos.
Cidade construída e conservada por uma serie de agentes. Cada um desses agentes tem os seus próprios interesses e o processo de decisão é fragmentado, plural e marcado por acordos.
Todas as decisões são tomadas através de lutas e de compromissos, existem poucos valores comuns.
Poder da decisão pode ser descentralizado, como igualitário, mas desigual;
Desenvolver uma teoria suficientemente concisa e flexível, de modo a ser usada sob pressão, é uma maneira de orientar a atenção das pessoas que tem de tomar as decisões no sentido de um conjunto de questões , em vez de as orientar para um outro conjunto.
O processo de decisão é um processo de gestão da evolução e da definição progressivas de um problema, até ao ponto em que a situação, o cliente, o objetivo e a solução estão suficientemente ajustados para que possa passar a ação.
Construir uma teoria completa será um esforço de longo alcance, caso se pretenda uma teoria que trate da forma e do processo, e que seja uma compreensão, uma avaliação, uma previsão e uma receita, tudo numa só premissa.
Teoria normativa, tal como existe atualmente, está desligada de outras esferas teóricas, mas transporta pressupostos segredos acerca da função e do processo.
Conclusão:
O espaço urbano se da a partir da forma e as qualidades do acumulado populacional, valores de importância, os conceitos devem sugerir novas