O Que A Clonagem Humana
A clonagem humana pode ser definida de diferentes formas e pode igualmente ter objetivos terapêuticos ou reprodutivos.
De acordo com a Associação Médica Americana, a definição mais adequada encara a clonagem como o processo através do qual são produzidos “organismos geneticamente idênticos”, sendo efetuada uma transferência de um núcleo de uma célula pertencente a um organismo já existente para uma célula germinal cujo núcleo foi anteriormente removido.
Assim sendo, a clonagem reprodutiva tem por finalidade o nascimento de crianças geneticamente idênticas, enquanto a clonagem terapêutica deverá servir para obter órgãos ou tecidos destinados a serem utilizados para fins médicos.
Benefícios da Clonagem Humana
Ao mesmo tempo que a clonagem humana é desenvolvida, poder-se-á estudar detalhadamente o que se chama de diferenciação celular. Além disso, são imensos e muito diversificados os benefícios que poderão advir da utilização desta técnica. Entre os benefícios mais relevantes, a clonagem humana poderá representar:
– A capacidade de aumentar o tempo e a qualidade de vida do ser humano.
– A possibilidade de se criarem seres humanos que terão exatamente a mesma informação genética, podendo atuar como dadores de órgãos e células quando assim necessário.
– A garantia de permitir a casais inférteis a hipótese de ter um filho, usando a informação genética de um dos progenitores e, assim, substituindo ou complementando as técnicas de fertilização hoje existentes.
A clonagem humana permite a casais inférteis a hipótese de ter um filho, usando a informação genética de um dos progenitores (Autor: D. Sharon Pruitt from Hill Air Force Base, Utah, USA)
– A capacidade de renovar a atividade das células humanas que estejam danificadas ou de as substituir por outras saudáveis, criadas em cultura para esse efeito.
– A oportunidade de se conseguirem tratar ou melhorar determinados tipos de patologias que, até ao momento, se consideram incuráveis. Os