O QUE A CIDADE ENSINA
No artigo “O que a cidade ensina¿”, a autora Ana Maria Reis Macedo procura demonstrar a importância do ensino que ultrapassa os limites dos portões da escola.
Mostra o crescimento das cidades e suas mudanças, as conquistas Sociais e suas diversidades.
Para a autora mais do que passar pela instituição, é necessário implantar em cada um, o conhecimento mais humanizado e transformador e que esteja articulado com espaços de saber oferecidos pela cidade.
E foi apartir desta idéia que o Museu de Arte e ofícios (MAO) foi inserir a cidade como educadora no currículo escolar não se dá de maneira simples, há paradigmas e idéias cristalizadas.
Uma turma de alunos entre jovens, adultos e idosos, saíram da escola com destino ao museu, foi uma experiência nova.
Haviam trabalhadores, desempregados, vendedores ambulantes, ofícios que a cidade grande oferece.
A visita ao museu deu aos alunos a oportunidade de conhecer de perto, o mundo do trabalho, trazer à tona a memória afetiva de cada objeto exposto, e a possibilidade de ouvir a experiência dos colegas.
Outro passeio, unindo cidade à fotografia, foi à Feira de Artesanato na Afonso Pena em BH, afim de registrar os trabalhos em seus diversos ofícios, suas formas de luta e de expressão da arte.
Este tipo de aprendizagem tem como objetivo levar os alunos a um desfio de emancipação como sujeitos, aproximando a cidade da escola, a busca do conhecimento da vida ao seu redor e principalmente mostrar de perto a dialética existente entre cidadãos e cidade.