O Que A Cafe Na Causa No Organismo
Por: Murilo Camano Murr
C8H10N4O2, essa é a fórmula química da cafeína, presente naquele cafezinho diário que você está acostumado a tomar. Além do café, podemos encontrar cafeína em: refrigerantes, chá mate, chá verde, chocolate em pó e bebidas energéticas.
A cafeína, também chamada de: metil-xantina, está presente em diversas regiões do mundo, estudo realizado pelo departamento de psicologia da UNIFESP, comprovou que, sim, cafeína pode ser considerada uma droga, e devido à facilidade de obtenção e o consumo generalizado da mesma, conclui-se que ela é a droga mais utilizada no mundo. Um copo de café contém aproximadamente 85mg de cafeína.
A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco (não, ela não tem a cor preta, nem marrom, nem castanha como se poderia supor), cristalino, de aspecto brilhante, sem cheiro e com um sabor muito amargo.
Presente de forma natural, em mais de 60 plantas, a cafeína tem sido consumida e apreciada desde tempos ancestrais, provavelmente desde o paleolítico. Há relatos de que a mesma é consumida pelos chineses desde o século III a.C. De acordo com uma lenda popular chinesa, o imperador Shennong descobriu acidentalmente que folhas caídas ao acaso em potes de água fervente davam origem à uma bebida perfumada e revigorante, o chá, sendo esta a bebida mais antiga contendo cafeína.
É natural que a história da cafeína esteja intimamente ligada ao café, principal fonte natural da droga. Admite-se que o café, do jeito que conhecemos hoje, é originário da Etiópia, tendo-se difundido na península arábica e daí para o resto do mundo.
Mais interessante que a história da cafeína, são seus efeitos no corpo humano, e os diferentes usos que as pessoas fazem da substância. Tudo em excesso faz mal, e com a cafeína não é diferente, existem benefícios e malefícios no uso da droga.
A cafeína é estimulante, amplamente utilizada em academias como “termogênico”, ou seja, um acelerador metabólico, ao acelerar o metabolismo,