O Que Vem Primeiro A F Ou O Arrependimento
O que vem primeiro: a fé ou o arrependimento?
digg
O dom de Deus f oi manif esto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (f é) que concede poder a todos que nela conf iam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e ef icaz! Ela não volta vazia! Faz tudo que lhe apraz!
Ou seja, o homem só passa a ‘ouvir’ quando dá credito a f é que lhe f oi anunciado. É por isso que o ‘ouvir’ vem pela palavra de Deus, pois só dá credito (ouvem) a palavra de Deus aqueles que são de Deus ” Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus” ( Jo 8:47 ).
O que vem primeiro: a f é ou o arrependimento? A resposta a esta pergunta não af eta a doutrina do arrependimento e nem a verdade sobre a f é, porém, é imperioso af irmar que a ‘f é’ vem primeiro que o arrependimento e, após o arrependimento tem-se novamente a ‘f é’, pois o apóstolo Paulo deixa claro que a justiça de Deus é de ‘f é’ em ‘f é’ ( Rm 1:17 ).
A concepção de que não há anterioridade entre f é e arrependimento é errônea e decorre da não compreensão do que é ‘f é’.
Se o interprete se socorrer somente de um dicionário para abstrair o conceito de f é existente nas
Escrituras, jamais f ará uma boa leitura da bíblia. Embora muitos af irmem que ‘f é’, do Latim ‘f ides’
(f idelidade) e do grego ‘pistia’ signif ica f irme opinião de que algo é verdade, sem a necessidade de qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verif icação, apoiado em uma absoluta conf iança que se deposita em uma ideia, tal def inição não ref lete a verdade bíblica.
Portanto, se o leitor da bíblia verif icar que Cristo é a f é que havia de se manif estar ( Gl 3:23 ), e que Ele é preexistente ( Cl 1:17 ), temos que a ‘f é’ é a mesma ontem, hoje e será (é) eternamente, o que não podemos dizer do arrependimento ( Hb 13:8 ).
Na sua grande maioria os interpretes das Escrituras