O Racionalismo Dos Irracionais
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/o -racio nalismo -do s-irracio nais/teo lo gia
O Racionalismo dos Irracionais digg Eu não creio que haja paradoxos lógicos na Escritura. Contudo, não estou em guerra contra aqueles que creem dif erente. Na verdade, entre os meus escritores prediletos há muitos (centenas, na verdade!) que af irmam abertamente existirem paradoxos lógicos na Escritura que a mente humana não pode resolver.
Contudo, incomoda-me ver aqueles que def endem o paradoxo lógico xingar (sim, trata-se de um xingamento!) os que pensam dif erente de racionalistas, mesmo quando esses são calvinistas, crendo na suf iciência da Escritura.
Gordon Clark, autor que possui vários textos disponibilizados no Portal Monergismo, bem como alguns livros publicados pela Editora Monergismo, é algumas vezes alvo de tal crítica. Isso a despeito de ele ter sido um teólogo calvinista e pastor presbiteriano. Por causa disso, é um alívio ler uma avaliação como essa que passo a citar:
A posição de Gordon Clark não é apenas teologicamente calvinista, mas é também f ilosof icamente pressuposicionalista em grande extensão. A posição básica de Clark, portanto, não é racionalista. De f orma muito óbvia, ele não está no campo de Hackett, e o seu antigo aluno Carnell não representa a sua posição. A despeito de dif erenças muito reais, Clark está mais próximo de Van Til do que de muitos dos seus antigos alunos. (R. J. Rushdoony, Clark and His Critics, p. 267)
A avaliação de Rushdoony é importante pois, além de um excelente teólogo e f ilósof o calvinista, ele era também um grande seguidor de Cornelius Van Til. Em algumas cartas, o próprio Van Til considera os elogios de Rushdoony a ele exagerados. Ou seja, não se trata de um vantiliano qualquer. Mas por que mencionar Van Til? Pois em geral os que acusam Clark de racionalista ou são vantilianos, ou compartilham
de sua crença em paradoxos lógicos na Escritura. Prossegue Rushdoony:
Em sua f