O Que Um CRAS
R: O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da proteção básica do sistema único de assistência social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.
2- Quais são os profissionais necessários no CRAS?
R: A equipe de um CRAS é formada por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica, a equipe varia de acordo com o porte do município.
Porte pequeno 1: 2 técnicos e 2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e outro preferencialmente psicólogo.
Pequeno porte 2: 3 técnicos de nível médio e 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e preferencialmente 1 psicológo.
Porte médio, grande e metrópole: 4 técnicos de nível médio e 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 profissional que compõe o SUAS.
A equipe do CRAS deve ter um coordenador de nível superior.
3- Qual a orientação d NOB-RH/SUAS quanto a composição da equipe de referência do CRAS?
R: A orientação é que toda a equipe seja composta por servidores públicos efetivos. Isso está fundamentado na necessidade de que a equipe de referência do CRAS tenha uma baixa rotatividade, de modo a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS, bem como permitir o processo de capacitação continuada dos profissionais bem como permitir o processo de capacitação continuada dos profissionais. A realização de concursos públicos e a garantia dos direitos trabalhistas desses profissionais devem, portanto, constituir prioridade dos órgãos gestores da assistência social nas três esferas de governo.
Recomenda-se que haja uma transição gradativa do quadro de profissionais da equipe de referência dos CRAS que atualmente encontram-se na condição de terceirizados ou com