Seis Sigma
Metodologia DMAIC
O Programa Seis Sigma visa o aperfeiçoamento do processo através da seleção correta dos processos que possam ser melhorados e das pessoas a serem treinadas, relacionando as técnicas estatísticas com as ferramentas da qualidade. A metodologia DMAIC (Define, Mesure, Analyse, Improve, Control) é uma versão do Seis Sigma para processos e é baseada na ISO 9000 e no TQM. Está baseada amplamente no uso de ferramental estatístico, integrando várias ferramentas tradicionais de controle da qualidade em cinco fases bem definidas:
•Definição: são escolhidos processos chaves que afetam muito as expectativas do consumidor e cujos desempenhos podem comprometer profundamente o alcance das metas estratégicas. São identificadas etapas desse processo, qual é o produto desse processo, quem é o cliente e quais suas expectativas.
•Medição: execução do mapa de processo, elaboração da matriz de causa e efeito. São escolhidos os processos a serem melhorados, avalia-se a habilidade dos processos atuais de fornecer os produtos de acordo com as exigências. Ao final desta fase, tem-se uma etapa crítica do processo e uma seleção de variáveis do processo a serem mais bem analisadas.
•Análise: os dados atuais do processo são analisados para se determinar o desempenho e a capacidade do mesmo. São identificadas as causas raízes de defeitos e seus impactos.
•Melhoria: são desenvolvidas soluções para intervir no processo para reduzir significativamente os níveis de defeitos.
•Controle: controle estatístico do processo através de medições e monitoramento para manter as melhorias no desempenho.
As ferramentas de qualidade utilizadas são: QFD, matriz de causa e efeito, MAS, mapa de processo, sete velhas ferramentas da qualidade, teste de hipótese e aderência, ANOVA e análise multivariada, FMEA, DOE, estudos de capacidade, CEP, planos de controle e poka yoke. A metodologia DMAIC não prevê retroalimentação, ou seja, um projeto bem aplicado não deve em nenhum momento