O QUE UM CONTO
A unidade de ação condiciona as demais características do conto, assim que a noção de espaço é a primeira que cabe examinar, ou seja, o lugar geográfico, por onde as personagens circulam é sempre de âmbito restrito. À noção de espaço segue-se imediatamente a de tempo. E aqui também se observa igual unidade.
Com efeito os acontecimentos narrados no conto podem dar-se em curto lapso de tempo, já que não interessam o passado e o futuro (meses e anos). A trama toda se passa em horas, ou dias. Seria tipo "se vira nos trinta". Não é cheio de 'nove-horas' e lero-lero; tem que ser rápido, claro e objetivo. É uma história curta, concisa e sucinta. Entendeu ? Fui claro ?
O conto precisa causar um impacto, um efeito singular no leitor, não pode ser enfadonho, deve causar muita excitação e emotividade e prender a atenção do leitor. Sendo o gênero literário mais moderno e que maior vitalidade possui, pela simples razão que as pessoas jamais deixarão de contar o que se passa, nem de interessar-se pelo que lhes contam de forma bem contada.
Sendo curta, é a mais difícil e a mais disciplinada forma de escrever prosa, pois num romance, pode o escritor ser mais descuidado e deixar escórias e superfluidades, que seriam descartáveis, mas num conto quase todas as palavras devem estar em seus lugares exatos, com