C Pia De Plat O
DESENVOLVIMENTO
Platão ( c.428/7-348/7 a. C.), nasceu e morreu em Atenas, filho de Ariston e Perictione, conforme Minikovsky (2009, p.45), pertencia a uma família tradicional de Atenas e estava ligado, pelo lado materno, a figuras importantes do mundo político. Seu nascimento é celebrado no dia 7 de novembro (mês de Targelião), mesmo dia de sua morte, foi enterrado na Academia aos 80 anos. Acredita-se que o verdadeiro nome de Platão seja Arístocles.
Juntamente com Sócrates seu mentor, Aristóteles seu pupilo, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia e da ciência. (Fonseca, 2010, p. 79).
Trabalhou baseado no diálogo, assumindo a forma especulativa, diferenciado da metodologia formal, apresentando soluções para os dilemas da existência.
A reputação do filósofo é venerável, sua filosofia é estudada em profundidade, é inimaginável a atualidade apresentada, considerando que foi produzida antes de
Cristo. Seu pensamento é de grande influência nas teorias sociológicas, políticas e espirituais. Escreveu sobre justiça, amor, amizade, imortalidade da alma e outros vários temas.
De acordo com Kadunk, ET AL, (2012. P.73)
É considerado um importante filósofo e pensador grego, influenciou profundamente a filosofia ocidental, suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e da inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e matéria).
Segundo ele o espírito humano se encontra aprisionado temporariamente no corpo carnal, a matéria é adversária da alma, os sentidos se contrapõem, a paixão se opõem a razão, Platão diz que, tudo nasce, de desenvolve e morre, porém o homem deve transcender este estado, tornar-se livre de seu corpo físico, e ser capaz de contemplar seu real objetivo, ao Mundo Inteligível que é eterno, a alma é anterior ao corpo, superior e imortal. Sua obra é um legado deixado para o homem, pois tinha paixão de abordar os temais mais diversos.
Encontrou Sócrates aos seus 20 anos, (Sócrates com 60