O que são gorduras trans?
Trata-se de um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação natural em alimentos, como a carne e o leite, ou industrial, como nos sorvetes e batatas fritas. No processo de hidrogenação industrial, óleos vegetais líquidos são transformados em gordura sólida à temperatura ambiente. Essa gordura foi batizada com o prefixo latino “trans” porque nesse processo há um movimento bastante radical no interior da estrutura molecular da gordura.
Para a saúde, a gordura trans pode fazer mal se for consumida em excesso, causando um aumento na taxa do colesterol total e do colesterol ruim (LDL), além de reduzir o colesterol bom (HDL). Ou seja, deve ser evitada em nossa dieta. Mas vem então a pergunta: como evitar?
Leia os rótulos dos produtos e observe todas as informações contidas nas embalagens (como os indicadores “não contém...”, “livre...”, “zero...”, “sem...”, “isento de...”). Também deve aparecer o valor em gramas de gordura trans por porção do alimento; note que não é declarada a porcentagem do Valor Diário de Ingestão (%VD) de gorduras trans, pois não existe um valor estabelecido que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
Quais são os alimentos ricos em gordura trans? Podemos encontrá-la em alimentos industrializados para melhorar o sabor, a consistência e a validade dos produtos nas prateleiras, como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, bem como nas gorduras hidrogenadas e margarinas e nos alimentos preparados com estes ingredientes.
Gordura hidrogenada não é o mesmo que gordura trans. Este é um erro muito comum. Na verdade, a gordura hidrogenada é um tipo específico de gordura trans produzido pela indústria.
Em