O que são dinâmicas
As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.
Servem Para:
Levantar a prática, sobre o que as pessoas pensam, para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo, para retornar a prática, transforma lá, redimensioná-la, para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
Uma técnica por si mesma não é formativa, nem tem um caráter pedagógico. Para que uma técnica sirva como ferramenta educativa libertadora deve ser utilizada em função de temas específicos, com objetivos concretos e aplicados de acordo com os participantes com os quais estejam trabalhando.
Elementos necessários para realização de uma boa dinâmica:
Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar, ou seja, deve haver um objetivo concreto. São necessários matérias específicos para determinada aplicação, deve existir um tempo padronizado para aplicação da dinâmica, o ambiente onde será realizada a mesma deve condizer com o objetivo pretendido pela dinâmica. O momento da conclusão permite atitudes avaliativas, onde se consegue pontuar e analisar o que foi exposto, sendo aprendizados e sentimentos, resultando a síntese final.
No meio deste campo existem variadas técnicas para distintos objetivos, algumas das técnicas mais conhecidas são citadas neste trabalho.
Técnica quebra gelo
Pode ser uma brincadeira na qual as pessoas se movimentam e se descontraem. São recursos que quebram a seriedade do grupo e aproximam as pessoas.
Técnica de apresentação:
Técnica que ajuda a apresentarem-se uns aos outros. Possibilitando descobrir; quem sou de onde venho, o que faço o que gosto, sinto e penso. Precisa ser desenvolvida num clima de confiança e descontração. O momento para a apresentação, motivação e integração.
Técnica de Integração: