filosofia
1.1- Tales de Mileto
Tales foi um pensador, que viveu em Mileto, na Jônia em meados do século VII à VI a.C. Era filósofo, cientista e político destacado.
Iniciador da filosofia da physis ( que indica natureza ), após afirmar a existência de um princípio único, causa de que todas as coisas existem. A grande revolução operada por Tales, que levaria ao inicio da filosofia foi compreensão exata da ‘civilização ocidental’ (A. Maddalena). Filósofos a partir de Tales até o fim do século V a.C. que seguiam o conceito physis foram denominados ‘’físicos’’ ou ‘’naturalistas’’. Seu nome também está ligado ao teorema de geometria, após pesquisar fenômenos do céu, a ponto de predizer um eclipse, em torno de 585 a.C. Tales caminhou à conquista da realidade, a questão do princípio de todas as coisas e suas partes. As mesmas constituem hoje o objeto das “ciências particulares”.
1.2- Anaximandro de Mileto
Nascido por volta do século VII a.C. e falecido no início da segunda metade do século VI. Provável seguidor de Tales elaborou um tratado sobre a natureza. Ainda mais ativo que Tales na vida política, chegou até a “comandar a colônia que migrou de Mileto pra Apolônia”. Usou o termo a-peiron, que significa aquilo que é privado de limites ( externos e internos. O princípio-apeiron, pode dar origem a todas as coisas, delimitando-se de vários modos. Abarca, circunda, governa e sustenta tudo que gera-se nele. Com um princípio infinito, são os modos, nele consiste um nascimento, vida e morte. Constata-se também a “modernidade”, consequência do brilhantismo da ideia de evolução, avançando para além do mito.
1.3- Anaxímenes de Mileto
Seguidores de Anaximandro, os Anaxímenes também surgiram em Mileto, por volta do século VI a.C. Em certo sentido, os Anaxímenes representa a expressão mais rigorosa mais lógica do pensamento da escola de Mileto. Assim, os mesmos forneceu uma causa