O QUE SUSTENTABILIDADE
O termo sustentabilidade tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental, com bases não-predatórias, aproveitando, através de recursos próprios, os materiais já existentes, como os lixos que podem ser reciclados.
Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.
Dentro dessa linha de pensamento, pesquisadores desenvolveram técnicas de reaproveitamento que valorizam as produções, estimulando as atitudes ecologicamente corretas, desde uma vizinhança até o âmbito mundial.
O conceito de sustentabilidade, bastante popular hoje em dia, tem como processo embrionário o desenvolvido, em meados dos anos 1950, de outro conceito, o de “responsabilidade social empresarial”. O termo originalmente cunhado como “social accountability” entrou em discussão nas universidades norte-americanas e promovia a ideia de que empresas deveriam atuar positivamente na sociedade, trabalhando pela promoção da justiça social e melhorando as condições globais e locais de trabalho. As discussões acadêmicas avançaram e tomaram conta do ambiente político e social, pautando as novas percepções sociais sobre as responsabilidades de uma empresa. Salientava-se que esta não poderia mais eximir-se das consequências de suas atividades. Diversas normas, certificações, normatizações e mesmo, leis, guardam uma mesma origem, o desenvolvimento da responsabilidade social da empresa.
Mas não basta ser somente ecologicamente correto. Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes que visem ser socialmente justos, culturalmente aceitos e economicamente viáveis.
Educação voltada para a preservação do meio ambiente!
Alguns cursos universitários estão voltados para a sustentabilidade,