o que sociologia
Carlos Benedito Martins
A sociologia é o conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno, porém, ela vai muito além do que uma tentativa de reflexão apenas sobre a sociedade moderna, pois os interesses econômicos e políticos dos grupos e das classes sociais influenciam profundamente na elaboração do pensamento sociológico. Como ciência, sempre deu margem para diversas interpretações. Para algumas pessoas ela é uma poderosa arma a serviço da classe dominante, para outros serve de embasamento teórico para os movimentos revolucionários, como por exemplo, o marxismo.
A sociologia surge num momento de declínio da sociedade feudal. A Revolução Industrial e a Francesa consolidam o capitalismo, gerando transformações econômicas, políticas e culturais. Tais modificações não poderiam deixar de produzir novas realidades para os homens dessa época. A sociedade passa a ser colocada num plano de análise, ou seja, esta passava a se considerar um problema, um objeto que deveria ser investigado.
Com essas mudanças econômicas e sociais, há também uma modificação nas formas de pensamento. A partir daquele momento, o pensamento vai renunciando a uma visão sobrenatural para explicar os fatos e substituindo-a por uma indagação racional, e da aplicação da observação e da experimentação. O pensamento filosófico do século XVII contribuiu para popularizar os avanços do pensamento científico.
Para Francis Bacon, por exemplo, o novo método de conhecimento, baseado na observação e na experimentação, ampliaria infinitamente o poder do homem e deveria ser estendido e aplicado ao estudo da sociedade. Partindo destas ideias, chegou a propor um programa para acumular os dados disponíveis e com eles realizar experimentos a fim de descobrir e formular leis gerais sobre a sociedade.
Os iluministas foram muito importantes para esse processo, pois ao