ATPS ELETRICA
ETAPA 1 - Relatório 1: Indutores
Passo 1
Assistir o vídeo indicado abaixo denominado “Mago da Física – Freio Eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”, que aborda a forma criativa os conseitos a serem reafirmados nesse passo.
Sites sugeridos para pesquisa
- Mago da Física – Freio Eletromagnético. Ano 2009. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B9WATR68YYLOZTY2OGQwN2MtZDZkZi00MDY0LWJjODktNjBkOGlwYjE2YTcz>. Acesso em: 02 nov. 2011.
Passo 2
Fazer um Resumo sobre o princípio físico apresentado através deste experimento conduzido no vídeo. Este resumo será utilizado no passo 4, portanto o padrão do resumo deverá seguir os critério e formatação da ABNT.
No vídeo do Mago da Física, o Prof. Amadeu nos explica de forma prática a aplicação das Leis de Faraday e Lens utilizando dois tubos, onde um é de acrílico e o outro de cobre, e dois cilindros onde um é imã e outro não, mas de mesma massa. Utilizando o tubo de acrílico na posição vertical e introduzindo os cilindros (um de cada vez) na entrada superior do tubo, os dois cilindros caem com a mesma velocidade. Agora utilizando o tubo de cobre (que é um material não ferro magnético, portanto não se atrai ao imã) na mesma posição do tubo de acrílico e colocando os cilindros (um de cada vez) na entrada superior, percebe-se que o cilindro imã cai com uma velocidade constante e muito menor que o cilindro que não é imã.
A explicação desse fenômeno que ocorre entre o tubo de cobre que não se atrai ao imã, mas cria um freio magnético está quando o imã é solto na entrada do tubo de cobre na posição vertical e é gerado um campo magnético fazendo que as secções do tubo se comportem como uma bobina ou espira, e dessa forma cria um campo magnético variável com o imã, assim descendo gerando uma força elétromotiva induzida de acordo com a Lei de Faraday, onde essa força provoca uma corrente elétrica induzida devido que o circuito é fechado e essa corrente tem que obedecer a Lei de Lens, onde