O que significa a sigla ISO que determina a qualidade de um produto ou servi o
International Organization for Standardization ou
Organização Internacional para Normalização
Organização Internacional para Padronização
A Organização Internacional para Padronização (em inglês: International Organization for Standardization - ISO, em francês: L'Organisation internationale de normalisation) é uma entidade que aglomera os grémios de padronização/normalização de 158 países. Fundanda em 23 de Fevereiro de 1947, em Genebra, Suíça, a ISO aprova normas internacionais em todos os campos técnicos, exceto na electricidade e eletrônica, cuja responsabilidade é da International Electrotechnical Commission (IEC).
Entre os tipos de classificação da ISO, encontram-se:
técnicas- p.ex. o MP3 ou cartão de crédito classificações - p.ex. os códigos de países (PT / PRT / 620 para Portugal; BR / BRA / 076 para Brasil) normas de procedimento - p.ex. gestão da qualidade de acordo com ISO 9000.
Alguns membros da ISO
Portugal está representado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ).
O Brasil está representado na ISO pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os EUA estão representados na ISO pela American National Standards Institute (ANSI).
O membro alemão na ISO chama-se Deutsches Institut für Normung e.V. (DIN), sendo membro desde 1951.
O nome ISO
A organização é geralmente chamada apenas de "ISO". É um engano comum a afirmação de que ISO é um acrônimo e se refere a “International Standards Organization” ou algo similar. Na realidade, o nome ISO se originou da palavra grega ἴσος (isos), que significa igualdade.
Assim, evita-se que a organização possua vários acrônimos em diferentes idiomas, já que em inglês, o acrônimo seria IOS (International Organization for Standardization) e em francês seria OIN (Organisation internationale de normalisation). Com isso, a escolha do nome "ISO" reflete o objetivo da organização, que é a padronização entre diversas