O que ser um L der
Ao ser promovido para o cargo de chefia, embora com grande potencial para desempenhar as tarefas operacionalmente, o profissional recém-promovido nem sempre consegue utilizar seu potencial técnico para "comandar" a equipe a ele subordinada e promover um bom relacionamento, indispensável à eficácia da liderança.
Essa eficácia é alcançada quando a chefia consegue aliar suas habilidades técnicas e operacionais às habilidades de relacionamento humano e de comando, tendo como resultado o bom desempenho da sua equipe.
Muitos ainda pensam que basta ter o título de diretor, de gerente ou outro cargo de liderança para que isto dê um prestígio tal, que toda a equipe vai obedecer automaticamente à pessoa que dirige, simplesmente por ter sido investida de "autoridade".
Para se ter realmente autoridade, é necessário, para a pessoa que dirige, ter não somente uma série de qualidades, mas ainda ter aprendido o oficio de direção.
Muitas pessoas levam anos para tomarem consciência de que certas atitudes não as levam ao êxito na direção, enquanto que outras conseguem dirigir logo com maior eficiência.
No seu ambiente de trabalho, o líder não se limita às simples questões de comando, procura demonstrar aos seus subordinados que não é apenas ele o elemento básico da organização.
Ele é apenas uma espécie de coordenador, para fins de ordem e harmonia.
É fato observável por todos que qualquer grupo social precisa ser dirigido por pessoa que o guie para atingir os objetivos comuns ou satisfazer os interesses de sua equipe, e o líder é a peça mestra.
Muitos afirmam que a liderança é algo que nasce com o indivíduo, citando os grandes líderes como Júlio César, Napoleão, Gandhi e outros semelhantes.
Eles possuíam uma forte personalidade carismática que foge aos padrões usuais do comportamento humano.
Pesquisas minuciosas e a própria prática gerencial diária comprovaram que a liderança é passível de ser adquirida e desenvolvida.
Nesse processo o treinamento desempenha