O que Psicologia Social
Coleção Primeiros Passos – Ed. Brasiliense
INTRODUÇÃO: PSICOLOGIA E PSICOLOGIA SOCIAL
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano.
Psicologia Social seria o estudo do comportamento social, mas quando o comportamento se torna social?
O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socio-historicamente. Esta influência se faz sentir desde a aquisição da linguagem, quando inserido num grupo onde se é reforçado e punido, modulando comportamento e emoções a partir de influências sociais.
A Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade.
Porém a história não é estática nem imutável, levando a sociedade a transformações A preocupação da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive.
Busca-se analisar no texto:
1. Como somos determinados a agir de acordo com o que as pessoas que nos cercam julgam adequado, ou seja, pelos outros ou os grupos a que pertencemos e que na convivência vai formando a identidade social.
2. Como se forma a nossa concepção de mundo e das coisas que nos cercam, através da linguagem, percebendo também a relação entre falar e fazer, a mediação do pensamento e o desenvolvimento da consciência social.
3. Análise de instituições como família, escola, levando à reprodução das condições sociais, e em que circunstâncias elas podem propiciar o desenvolvimento da consciência social.
4. Enfatiza-se o trabalho e a formação de classes sociais.
5. Sobre a Psicologia Comunitária como uma ação educativa e conscientizadora pelo desenvolvimento de relações