o que poder Fichamento
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS- ICJ
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
CLEBER MADURO PRADO
FICHAMENTO SOBRE O LIVRO O QUE É PODER
BOA VISTA/RR
26/03/2015
CLEBER MADURO PRADO
FICHAMENTO SOBRE O LIVRO O QUE É PODER
Trabalho desenvolvido para disciplina de introdução ao estudo do direito como parte da avaliação referente ao primeiro semestre
Professor: Des. Mauro Campello
BOA VISTA/RR
26/03/2015
O LEBRUN, Gérad. O que é poder?
INTRODUÇÃO
1. “As páginas que seguem não pretendem, de modo algum, constituir uma apresentação exaustiva do conceito de poder na filosofia política” (Pg. 3)
2. “Partindo de uma palavra de significação tão complexa, tenho apenas a intenção de convidar o leitor a desfazer-se de alguns preconceitos e abandonar algumas ‘evidências’. “(Pg. 3)
3. “...Mas de fazê-lo visitar alguns dos cruzamentos e esquinas em que a palavra Poder se revestiu do sentido, a um só tempo vago e maléfico, que possui em nossa fala cotidiana...” (Pg. 3)
4. “Vale dizer que está ausente destas páginas à preocupação de agradar, assim como a de desagradar, a qualquer ideologia que seja.” (Pg. 3)
5. “...é desprezando as palavras sem inventariar o seu sentido, que corremos o risco de cometer alguns enganos desagradáveis.” (Pg. 3)
6. “Como, neste caso, acreditar que o Poder seja algo muito simples, e por isso seja lícito esperar liquidá-lo algum dia.” (Pg. 3)
7. “Compreendo que uns queiram conquistar o poder ou combatê-lo, ou que se resignem a ele, ou o temam, ou o detestem. O que não compreendo é que se possa subestimar o poder.” (Pg. 3)
APRESENTAÇÃO DO MONSTRO
8. “A potência é a capacidade de efetuar um desempenho determinado, ainda que o ator nunca passe ao ato” (Pg.4)
9. “Por um lado, ‘potência’ designa uma virtualidade; por outro, uma capacidade determinada, que está em condições de exercer-se a qualquer momento.” (Pg.4)
10. “...esta potência – não de