O que nao é bom
Em Portugal, a estreia deste documentário foi feita através do canal RTP 2, pelas 20 horas.[1]
Home – O mundo é a nossa Casa é dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand e produzido pelo cineasta Luc Besson. O documentário é uma iniciativa sem fins lucrativos e seus idealizadores optaram por abrir mão dos direitos autorais em todos os formatos, desde a sala de cinema aos canais abertos na internet. Estreiou em 5 de junho de 2009, simultaneamente em 126 países em telas ao ar livre, cinemas, internet, televisão e em DVD.
A idéia de seu lançamento foi aproveitar o dia internacional do Meio Ambiente, para chamar atenção das pessoas para os problemas que assolam o planeta Terra. Só na França, duzentas salas de cinema passaram o filme em uma sessão única, seguida em alguns casos de debates com profissionais ligados à ecologia. O documentário está disponível, até mesmo, no Youtube – na íntegra nesse post – e convida os internautas a discutirem o tema e sugerir providências.
O diretor Yann Arthus-Bertrand nasceu em 13 de março de 1946, na capital francesa, Paris. É fotógrafo, jornalista, repórter e, sua a base de seus trabalhos, ambientalista. Nasceu de uma família de renomados joalheiros, fundada por Claude Arthus-Bertrand e Michel-Ange Marion. Interessou-se pela natureza e pela vida selvagem ainda na infância e desde então vem produzindo artigos e outras obras sobre meio ambiente. Além de Home, outro documentário do mesmo estilo foi lançado em 2004, chamado “A Terra vista do céu”.