O que faz um supervisor de vendas
Este cargo, comum na maioria das estruturas de vendas, carece de identidade e atribuições claras. Remanescente dos modelos de gestão em pirâmide, com uma atribuição clara.
Enquanto os gerentes de venda e os representantes ou vendedores têm claras suas atribuições o supervisor de vendas exerce atividades que vão do “despachante de luxo” para a força de vendas, passando por “cobrador” e chegando ao sujeito cujo único propósito é o de autorizar mais 5% de desconto.
Mas então para que serve o supervisor de vend12?
Supervisionar significa inspecionar um trabalho. (Dicionário Houaiss).
Podemos então afirmar que o supervisor é aquele que acompanha e inspeciona o trabalho da força de vendas. Bem temos então um papel claro para o Supervisor de Vendas.
Conhecer o mercado, as peculiaridades de cada região e o potencial de consumo dos clientes para estabelecer cotas e rotinas de trabalho.
Conhecer as rotinas comerciais da empresa para identificar quais vendedores não estão seguindo as normas ou subutilizando o sistema de informações comerciais.
Conhecer o Ciclo da Venda para identificar se o vendedor está percorrendo corretamente os diversos passos da venda e corrigir eventuais distorções.
Ter habilidade relacional para mobilizar a força de vendas na direção do aprendizado, da melhoria pessoal e no aumento do rendimento.
Realizar visitas aos clientes reforçando o papel do vendedor ou representante.
Realizar visitas a clientes sem a presença do vendedor ou representante para avaliar o atendimento prestado pelos mesmos.
Preencher formulário de avaliação do ciclo da venda em conjunto com o vendedor ou representante assinalando os pontos a serem melhorados e elaborando plano de ação.
Em resumo, o papel do supervisor de vend12 é o de manter vivas as políticas comerciais da empresa no que tange a produtos, preços, clientes e cobertura de mercado, auxiliando o representante ou vendedor na melhoria do desempenho.
Tendo ampliado este