O que faz um engenheiro agrimensor
A PROFISSÃO
A Engenharia de Agrimensura e Cartográfica é a área da Engenharia responsável pelo levantamento e representação da superfície terrestre, bem como da locação de um projeto de engenharia da planta para o terreno. Desta forma exige-se do profissional conhecimento de métodos e técnicas para coletar, processar e representar dados, assim como informações sobre fenômenos cuja localização, variabilidade e dinâmica estejam relacionadas à superfície terrestre, através de levantamentos topográficos, geodésicos, hidrológicos, hidrográficos e em imagens aéreas ou de satélites.
Atualmente, o mapa é um elemento fundamental para a compreensão de um fenômeno espacial; para o conhecimento, ocupação e exploração organizada, justa e sustentável da superfície física da Terra. Mapas, mais do que instrumentos de segurança nacional, são hoje instrumentos de desenvolvimento econômico e social sustentável.
O mapeamento do espaço físico possibilita ao gestor de políticas públicas planejar e viabilizar soluções eficientes e racionais para a população. Vale lembrar que houve uma evolução tecnológica muito grande na área da engenharia de agrimensura e da cartografia com o advento da informática e do posicionamento e imageamento através de satélites artificiais, possibilitando assim, rapidez e qualidade na obtenção dos dados espaciais, bem como no processamento, gerenciamento da informação espacial, permitindo facilidade da análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.
O Brasil carece de profissionais especializados em representar, dividir e modificar a superfície do solo, e que seja capaz de utilizar a alta tecnologia em que se encontra a Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Todas as atividades de engenharia no país dependem da superfície da terra e do seu subsolo; tudo tem que ser mapeado, demarcado, dividido, posicionado.
CAMPOS DE ATUAÇÃO
O campo de trabalho do Engenheiro