Engenharia Cartografica
Engenharia Cartográfica
Descrição
Representar a superfície física da Terra sempre foi um desafio para o ser humano. A necessidade de conhecer, ocupar e explorar o território se fez presente na evolução da humanidade. No mundo moderno o mapa é um elemento fundamental para a compreensão de um fenômeno espacial; para o conhecimento, ocupação e exploração organizada, justa e sustentável da superfície física da Terra.
A Engenharia Cartográfica e de Agrimensura exige o conhecimento de métodos e técnicas para coletar, processar e representar dados. Que são desenvolvidos pelas ciências Geodésicas: Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia e Sistemas de Informações Geográficas. Assim como informações sobre fenômenos cuja localização, variabilidade e dinâmica estejam relacionadas à superfície terrestre.
Mais do que instrumentos de segurança nacional, os mapas, são hoje instrumentos de desenvolvimento econômico e social sustentável. Com base em pesquisas de campo e cálculos, esse engenheiro planeja, orienta, dirige e supervisiona o levantamento, a análise e a interpretação de aspectos geográficos e físicos de uma região para produzir mapas e cartas impressas ou digitais. Na área de agrimensura, prepara áreas para obras urbanas, de infraestrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. Esse profissional mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área.
O conhecimento do espaço físico viabiliza soluções eficientes e racionais para os problemas de gestão política e gerenciamento técnico. A evolução tecnológica possibilita que o Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor possa trabalhar com representações em 3 dimensões e utilizar métodos cada vez mais precisos de localização espacial. A obtenção de dados espaciais, atualmente, se dá de forma rápida e dinâmica, possibilitando que aplicações baseadas em mapas digitais auxiliem no monitoramento e controle de fenômenos que ocorrem na superfície da