O que deus espera de sua igreja
A CONGREGAÇÃO IDEAL
Neste dia queremos olhar para a Palavra de Deus e perguntar ao Espírito Santo sobre o que Ele espera da igreja, o que Ele espera de nossa congregação. Queremos ver, de uma maneira geral, qual é a vontade de Deus a fim de que possamos, sempre mais, galgar os caminhos que o Senhor nos propõe.
Quando Deus Espírito Santo traz pessoas à fé, ele pretende que tais pessoas sejam igreja em cada sentido desta significante palavra. Estes a quem ele chama à fé, ele qualifica para o serviço. Deus equipa seus filhos, leigos e pastores, para o mesmo fim, com habilidades espirituais e meios necessários para realizar seu programa. Pertencer à Igreja, ter uma parte na responsabilidade de sua obra, não é opção do cristão; é uma parte inseparável de seu chamado e vida.
Nós poderíamos afirmar, numa outra linguagem, que o ser membro de uma igreja nos faz acionistas de uma firma que possui e distribui vastos tesouros. Muitos membros de uma congregação luterana, contudo, não apreciam sua propriedade de membros. Eles lamentam que um grande sacrifício de tempo e dinheiro lhes é requerido. Eles vêem o fato de serem membros como um fardo antes do que uma honra. Tais pessoas denunciam sua cegueira espiritual.
Para sairmos dessa cegueira espiritual é bom vermos como a Bíblia caracteriza, então, a igreja de Cristo. Neste sentido, é bom lembrar que estaremos abordando a igreja ora como igreja visível, ora como igreja invisível. Ou seja, a igreja visível é a igreja denominacional, onde existem os verdadeiramente salvos bem como os hipócritas; o joio junto com o trigo. Essa igreja pode adoecer, pode morrer, pode acabar. A igreja invisível é a única e santa igreja cristã de Cristo, composta por todos os verdadeiros cristãos do mundo inteiro. É esta a igreja que Cristo irá buscar.
Sendo assim, o Novo Testamento vê a igreja como algo mais que uma instituição, ou uma organização. Kent Hunter afirma que a igreja é um organismo vivo, que pode