Relatorio do filme como estrelas na terra toda criança é especial
O filme retrata as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com um distúrbio de aprendizagem, a dislexia. Como seus pais e professores conhecedores ou não lidam com tal distúrbio.
Ishaan está pela segunda vez no 3º ano do Ensino Fundamental, não faz as lições, vive distraído e em um mundo que só ele vê. Quando sua mãe, tenta lhe ensinar as lições, percebe que ao invés de escrever a palavra mesa; o garoto escreve “mes” ou “meas” e troca “te” por “de”. Os pais e professores de Ishaan pensam que ele faz de propósito, que não é interessado pelos estudos.
Após seus pais serem chamados atenção pelo seu filho, eles decidem colocá-lo em um colégio interno, pois as professoras dizem que ele precisa de educação especial, que Ishaan não é normal. No colégio interno os professores são tradicionalistas e as dificuldades de Ishaan aumentam, pois todos o chamam de burro e desinteressado. Assim o menino vai perdendo a alegria de viver e deixa de fazer suas pinturas que tanto gostava, se sente abandonado por sua família.
Tudo muda quando um professor eventual de artes é contratado. O professor tem uma postura construtivista e ao longo de suas aulas percebe que Ishaan está muito deprimido, descobre que o menino é estigmatizado por todos e percebe que ele apresenta várias características da dislexia.
O professor procura os pais de Ishaan para explicar que o menino confunde letras similares, grafias parecidas, reflete as letras e não relaciona o som com os símbolos; mas o pai do menino não compreende e continua chamando o filho de burro e preguiçoso. O professor conversa com o diretor da escola sobre a dificuldade de Ishaan, pede que ele seja avaliado oralmente e se propõe a ajudar o menino a compreender o funcionamento da escrita. Para ensinar Ishaan o professor usa diversos meios: escreve na areia e pede que o menino repita e pronuncie a letra, escreve com o dedo no braço do menino para que ele diga a letra,