O Que Alcoolismo
É a dependência da pessoa ao álcool, é considerado um dos problemas mais graves da saúde pública na atualidade.
O uso constante, desgovernado e progressivo de bebidas alcoólicas pode implicar seriamente no bom funcionamento do organismo, levando a resultados irreversíveis.
O indivíduo dependente do álcool, além de se prejudicar, acaba atingindo a sua família, amigos e colegas de trabalho.
Álcool: efeitos e consequências
O álcool é uma classe de compostos orgânicos que apresenta na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxila (-OH) ligados a carbonos saturados, é geralmente utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o principal componente das bebidas alcoólicas.
O álcool é uma droga destruidora do sistema nervoso central que causa desinibição quando tomada na forma de bebida alcoólica pelos seres humanos. Em doses muito altas, o álcool é prejudicial a saúde, podendo causar estupor e até coma.
Até 2013, segundo dados da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e Outras Drogas (ABEAD) no Brasil existiam cerca de 19 milhões de alcoólatras. Acontecem, por ano, 32 mil mortes em consequência do uso da bebida, 11 mil delas por cirose. O álcool também está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios.
Os efeitos agudos do consumo demasiado do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.
Sintomas do Alcoolismo
O alcoolismo também conhecido como “síndrome da dependência do álcool”, é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:
Compulsão: uma necessidade forte ou desejo irreprimível de beber.
Perda de controle: a incapacidade de parar de beber uma vez que a pessoa já começou.
Dependência física: ocorrência de sintomas de abstinência, como náuseas, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber após um tempo bebendo muito. Sintomas esses, que são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa.
Tolerância: necessidade de aumentar a quantia de álcool para sentir-se “bem”.
O