"O Príncipe"
Pelo que se pode notar, Maquiavel foi e é um dos principais fundadores da política moderna. Sua grande contribuição para a história mundial, foi sua principal obra, O Princípe. Nesse livro Maquiavel conseguiu sistematizar como se alcaçar o poder e o que fazer para manter-se no poder, no caso,a manunteção do poder.
Ele inicia esse livro, direcionando para O principe, com objetivo de mostra-lo como se deve agir, no caso de pricincipados hereditarios e de principados novos, como agir diante de determinada situação de ameaça, o que se fazer quando encontra-se em paz, enfim um manual de instruções para alcançar e manter-se no poder. Porém pode-se notar uma certa ironia em sua obra, que vista de outro angulo, do povo, da o munição, para os civis abrirem seus olhos para como estariam sendo governados e ludibriados.
No desenvolvimento da sua obra, Maquiavel, mosta as qualidades que um Principe deve possuir.
A primeira qualidades delas é saber lidar com o jogo de aparencias. Partindo desse principio é que o soberano, consiguira exito nas proximas qualidades, exigidas. Pois na verdade não é necessario ser mas sim aparentar ser, aparentar ser bondoso, virtuoso, cristão, piedoso, honesto enfim uma pessoa bondosa aos olhos da sociedade.
No leque de qualidades que um principe deve ter está ele ser astucioso, planejas cada passo, porém não ficar só pensando mais sim por em pratica também. E em um momento critico, ele pensar no que é "menos mal", no caso, em fazer o que vai surtir menos efeito negativo, em seu poder, e em seu povo.
O principe deve agir com brutalidade se for necessarios, porém só se for necessários.
E sobre a questão de o principe ser amado ou temido, ele deixou bem claro, sua pespectiva, que é melhor ser temido que amado. Quando se é amado, você fica submetido a espera da gratidão do povo, o que não poderia ocorrer, pois a natureza do homem é covarde, ingrata, quando está tudo ocorrendo bem