O príncipe
DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE PRINCIPADOS E DAS DIVERSAS FORMAS DECONQUISTÁ-LOS
Para Nicolau Maquiavel, todos os estados e governos que tenham tido ou que tenham no presente,soberania sobre seus homens, têm sido ou são repúblicas ou principados. Dizia ele, que os principadosou são hereditários ou são novos. Esses novos são adendos, anexados ao estado hereditário dopríncipe, ou são inteiramente recentes.Todos os estados estão habituados a viver ou sob o poder de um príncipe ou como estados livres.Esses estados são conquistados por outras milícias, pelo próprio conquistador, pela sorte ou pelavirtude.
CAPITULO 2 –
Dos Principados hereditários
Segundo Maquiavel, os principados hereditários, habituados com a linhagem de seus príncipes, sãomuito mais fáceis de serem mantidos do que os principados novos, pois é necessário apenas que opríncipe não transcenda as ordens de seus predecessores e que se adapte as coisas conforme elasaconteçam.
CAPITULO 3 –
Dos Principados Mistos
Aqui é falado sobre as dificuldades que um príncipe enfrentara num principado novo. Um dos primeirosdesafios, é sobre a questão se ele é inteiramente novo ou se existem partes anexadas, pois seexistirem essas partes, ele poderá ser chamado de misto. Outra dificuldade que se apresenta, se oprincipado for misto, é o fato de que, o homem ao acreditar que se beneficiará com a mudança de seupríncipe, segundo o livro, essa crença o fará empunhar armas contra o príncipe reinante.Um príncipe, por mais que tenha uma milícia poderosa, ele sempre precisara da boa vontade de seupovo, se ele quiser se apossar firmemente de um Estado.O autor afirma que quando um príncipe domina um estado e o anexa a seus próprios domínios, esseestado ou esta na mesma região ou não. Se não estiverem, segundo o autor, é fácil ocupá-los, poisestes não estão acostumados a se autogovernar.É melhor extinguir a linhagem do príncipe que os regia, do que abolir as velhas instituições.Para manter um estado, recentemente