O príncipe - Nicolau Maquiavel
O livro “O Príncipe” foi escrito em 1513, que auxilia todos aqueles que querem entrar no mundo da política, ou querem ser empresários, líderes ou governantes, pois Maquiavel traz nesse livro um novo modo de pensar para a humanidade, por isso, Maquiavel é intitulado o “pai” da ciência política.
O livro “O príncipe” ajuda governantes que para permanecerem no poder devem ignorar a moral e o respeito. Maquiavel começa o livro dividindo o mundo da política em dois tipos de governo: as Monarquias e as Repúblicas. Mas usa a monarquia como objeto de estudo. A política de Maquiavel tem uma visão racional e pragmática do mundo, não pensa as relações de poder se baseando na metafísica e na teologia, mas sim como uma força psicológica.
Acredita-se que os homens não são bons de natureza, mas possuem forças que o levem a luta. Sendo assim os homens são movidos as relações de poder e de conquistas, por isso a política deve ser pensada em meio as lutas do homem e ela não é promotora do bem comum e não traz o pressuposto da moral e da ética.
Para Maquiavel é o conhecimento do mundo que distingue os homens excelentes e lhes confere a capacidade de apoderar-se da oportunidade, permanecendo imunes às surpresas do acaso. Isto corresponde ao alto preço em que tem, à informação e à sabedoria.
A primeira impressão que se tem de um governante e de sua inteligência é dada pelos homens que tem ao seu redor; e, quando são competentes e leais, pode-se sempre considerá-lo sábio, porque ele soube reconhecer