O principe - Nicolau Maquiavel
A finalidade da política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder, não o bem comum ou alguma razão superior.
O livro é escrito de forma gananciosa, com intuitos bem simples e objetivos. Ele procura comparar acontecimentos do passado com o contemporâneo, foi escrito em italiano com os títulos dos capítulos em latim.É extremamente voltado para a liderança e ganho de poder, a ética era esquecida e só se pensava na fama e em como um governador deveria ser comportar e até no que ele deveria falar. Era uma época em que estavam saindo do medieval e entrando no renascimento.
Destaca-se duas partes, as espécies de principados e dicas para o príncipe. O principado hereditário: vem de herança, refere-se a linhagem do principe, tem menores dificuldade de se manter.
Principado Misto: que são aqueles em que uma província entra em um Estado já existente.
Para isso, geralmente, utiliza-se armas e sobre tudo o auxílio dos habitantes desta província. Principado Eclesiastico: os principados eclesiásticos são mantidos pelas tradições da religião e tem uma força tão grande que mantém seu próprio príncipe no governo, independente da sua maneira de viver ou comportamento. O autor afirma que "...somente estes principados são seguros e felizes..."(cap. XI, no. 1)
No capitulo VII, sobre os principados novos que são conquistados por meio de armas ou sorte.
São fáceis de chegar, mas difíceis de se manter.
No capitulo VIII, que é possível conquistar principados com crimes. Exemplo em Siracusa em que Agátocles se tornou rei, reunindo todos do senado e o mais rico dentre o povo, mandou os soldados matassem a todos, ganhando o