O Príncipe - Maquiável (Resumo)
O Príncipe é uma obra de conhecimento incalculável sobre o governo dos grandes homens, essa que foi estudada e compreendida durante muitos anos por Maquiavel é entregue de forma compacta e clara a Lorenzo Medici. O motivo da dedicatória é mostrado no último capitulo.
Capitulo 1
( De quantas espécies são os principados e de que forma são adquiridos)
Há duas formas de principado: o hereditário onde o poder é passado de geração a geração através da linhagem nobre (monarquia) e o adquirido, onde o comando é conquistado através do poder (riqueza e/ou virtude).
Capitulo 2
( Dos principados hereditários)
Maquiavel fala nesse capitulo a dificuldade de mudar a direção de um estado hereditário, pois o povo já está acostumado e de acordo com sua forma de governo e com sua linhagem. Se o soberano é bem quisto pelo povo e pelos seus súditos à troca do poder só ocorrerá se algo extremo o derrubar. Caso isso ocorra o príncipe apenas seguira a forma de governo anterior, mudanças radicais talvez não sejam aceitas pelo povo.
Capitulo 3
(Dos princípios mistos)
O Príncipe que deseja tomar o comando de um estado deve estar atento não somente não gerência atual e seus poderes, mas principalmente ao povo. O povo tem desejo de mudança, melhorias. Caso o príncipe forneça isso, a tomada de poder vai ser muito mais tranqüila e com o apoio de muitos.
Cabe ao príncipe a extinção da linhagem da antiga gerência, da imposição de novas leis e costumes, e a resolução de conflitos. Relembrando, o príncipe só é forte se ele tem o povo como seu aliado!
Capitulo 4
(Por que o governo de Dario que Alexandra ocupara não se rebelou contra seus sucessores após a morte de Alexandre)
Após a morte de Alexandre, os sucessores não enfrentaram dificuldades, pois apenas deram continuidade ao seu governo. O problema estava a surgir entre eles: há sempre aquele que almeja o poder, que está disposto até mesmo de facilitar a entrada de um impostor para conseguir tal poder.
Por esse