O protocolo ip
O Protocolo IP
Samuel Francisco Rosado e Silva Caldeira
LISBOA JANEIRO - 2009
Samuel Francisco Rosado e Silva Caldeira
AL 20964 Turma B Multimédia-Noite
O Protocolo IP
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Pedro Brandão da disciplina de Redes e Internet I da Turma B, noite, do curso de Engenharia Multimédia.
1
1 - INTRODUÇÃO
Um Protocolo é um conjunto de regras estruturadas que permitem e regulamentam a comunicação entre computadores, ultrapassando assim o facto de, estes usarem sistemas operativos diferentes. Foi com o objectivo de padronizar e universalizar as comunicações, entre plataformas de todos os tipos que, por volta dos anos sessenta o DOD1 iniciou investigações em busca de uma solução que permitisse interligar computadores, de arquitecturas completamente distintas; e, em muitos casos, localizados a grandes distâncias uns dos outros, em posições geográficas de grande importância estratégica e táctica, fosse em bases secretas, em porta-aviões ou noutro tipo de localizações de igual relevância; de modo a que, se a comunicação fosse interrompida de uma determinada maneira, a interupção pudesse ser contornada, com o envio da informação por caminhos alternativos. Ao fim de alguns anos de investigação, mais exactamente em 1974, foi criado o TCP/IP2, um protocolo de transmissão que permitiu a interligação desejada pelo DOD, criando, assim, uma enorme rede que viria a dar origem à Internet que hoje conhecemos. Em 1977 foi criado o modelo OSI3 pela organização ISO4, dividindo os protocolos de redes em 7 camadas, tal como se indica na figura da Ilustração 1.
1 2
DOD – Department of Defense, designação do Departamento de Defesa Norte-Americano. TCP/IP – Acrónimo de Transmission Control Protocol/Internet Protocol. 3 OSI – Acrónimo de Open System Interconnection. O OSI é um padrão mundial de comunicação de dados que é usado em, praticamente, todas as arquitecturas de redes o qual divide o