Contabilidade geral
Introdução
Já nos primórdios dos tempos, o homem buscava uma forma de registro que lhe permitisse manter controle sobre seus bens e o aumento ou a diminuição dos mesmos. Embora a mente humana seja uma máquina maravilhosa, ela é susceptível de erros e o homem tinha necessidade que as informações fossem as mais precisas, tanto em relação aos fatos em si como sua cronologia, exatidão e volume. Os mercadores de Venezia, cidade que era uma das mais importantes em termos mercantis da época, desenvolveram ao longo dos tempos, um sistema de registro, que embora rudimentar em relação aos nossos dias, atendia a contento as necessidades imediatas. Em meados do século XIV, o Frei Dom Luca Pacciolo codificou e deu suporte científico a este sistema, denominando-o “Sistema de Partidas Dobradas”. Em uma linguagem corrente, as partidas dobradas (duplo registro) são justificadas, uma vez que todo fato digno de registro sempre terá uma causa e um efeito.
O Sistema das Partidas Dobradas
É a pedra fundamental onde assenta o que mais tarde veio a ser chamado de contabilidade, sistema este que evolui até os nossos dias, incorporando uma série de novas técnicas e atribuições distintas, inerentes ao tipo de atividade que se quer “controlar”.
A Contabilidade Geral Financeira
A contabilidade no sentido amplo da palavra é aquele sistema que é GENÉRICO, que veio dar suporte, fornecer subsídios para o surgimento de sistemas específicos para atividades econômicas específicas.
Conceito
A conceituação de disciplinas, modelos etc. sempre tentou explicar de forma ampla e genérica no que consiste uma determinada disciplina, modelo ou técnica, que ocorre de modo geral, mas nem sempre a “conceituação” vem realmente elucidar, isso por que à medida que aumenta o número de estudiosos de uma determinada disciplina, prolifera enormemente as várias conceituações sobre uma única disciplina, sendo na maioria das vezes, variáveis de um único conceito, visto na